
O presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou uma série de medidas relacionadas à entrada de turistas e imigrantes no país. O novo decreto promete mudanças imediatas e significativas no processo de entrada, permanência e naturalização de estrangeiros no país.
A medida mais imediata é a obrigatoriedade de apresentação de seguro viagem válido no momento da entrada na Argentina. Ela deve valer já nos próximos dias, após publicação no Diário Oficial da União.
Leia também: El Ateneo - a mais bela livraria da América Latina
O governo justifica a mudança como uma forma de “garantir a sustentabilidade do sistema de saúde público” e reduzir os altos custos com o atendimento a não residentes. Em 2024, segundo o comunicado, o gasto com estrangeiros em hospitais públicos ultrapassou os 114 bilhões de pesos.Além disso, o decreto estabelece que:
- Nenhum estrangeiro condenado poderá ingressar na Argentina, independentemente da pena.
- Estrangeiros que cometerem crimes em território argentino serão deportados
- Residentes temporários, transitórios e irregulares passarão a pagar por serviços de saúde e educação superior.
- Universidades públicas poderão cobrar mensalidades de estrangeiros não residentes permanentes.
- Residência permanente e a cidadania argentina terão critérios mais rígidos, exigindo comprovação de investimento relevante ou de meios de subsistência, além da ausência de antecedentes penais.
“Sepan todos aquellos que quieran habitar el suelo argentino, que en este país dentro de la ley, todo; fuera de la ley, nada” — um eco da política de tolerância zero a abusos e ilegalidades.
Impacto nos brasileiros
As novas regras impactam diretamente os milhares de brasileiros que vivem, estudam ou pretendem visitar a Argentina. Para turistas, a contratação de um seguro viagem internacional passa a ser obrigatória. Já estudantes e residentes temporários devem se preparar para possíveis custos com saúde e universidade.A Embaixada do Brasil em Buenos Aires ainda não se pronunciou oficialmente sobre as medidas, mas a orientação é que brasileiros busquem informações atualizadas antes de viajar.
Fonte: Panrotas
Comentários
Postar um comentário